Tácio Cabral

Encordoamento, qual usar?


E aí  pessoal, tudo bem?
Nesse post irei comentar um pouco sobre alguns encordoamentos para você usar em seu violão, quais os melhores e os piores, os timbres e também os cuidados que se deve ter. Lembrando que só irei comentar sobre os encordoamentos que já usei pois deles tenho conhecimento e posso passar para vocês as características e as minhas experiências com eles. (Tudo dito aqui são opiniões pessoais - gosto de encordoamento de violão é igual gosto de encordoamento de violão: cada um coloca o qual quiser em instrumento).
Alguns violonistas optam por encordoamentos que deixe o violão mais confortável de tocar, que é o caso dos mais usados para estes casos: 0.8 e 0.9 (Estes valores referem-se a espessura da 1ª corda, o E agudo). Cordas de tensão leve (0.8, 0.9) possuem o som médio-grave fraco, desencorpado e desafinam facilmente. Apesar disso, são ótimas para solos e bem macias, sendo a mais pedida pelos iniciantes e solistas. As cordas mais tensas (0.10, 0.11, 0.12) possuem fortes graves e o som brilhante. Também são indicadas para o uso de afinações fora do padrão.

O que acontece, é que em alguns casos o violonista não se preocupa muito com a "saúde" da sua corda (como assim?). As cordas, independente da marca, necessitam de um cuidado especial, como por exemplo: Assim que terminar de tocar passar um pano SECO em todas as cordas e em toda a corda. Isso evita a corrosão rápida da corda.
No início, na maioria dos casos, quando compra o encordoamento ele está assim:


Mas depois de 10~15 dias, ele fica assim:



Isso leva a outro assunto: Quis os melhores encordoamentos e os não muito bons?
Eu já tive a oportunidade de usar alguns encordoamentos de algumas marcas e irei comentar um pouquinho sobre essas experiências.



Os primeiros encordoamentos que eu usei foram os SG, Tagima e D'Addario, ambos 0.10 e 85/15 (85/15 quer dizer que a liga de bronze do revestimento é composta de 85% de cobre e 15% de zinco - Pra quem não sabe, o bronze é uma liga que possui cobre e estanho como base mas também tem zinco, alumínio, chumbo...)
Esses são os encordoamentos de preços medianos (entre R$ 20,00~30,00), são os não muito bons, os que vem com uma mizinha extra e uma palheta grátis pra não deixar o cliente triste. Esses encordoamentos, com os cuidados básicos (Passar a flanela assim que terminar de tocar e guardar o violão dentro da capa) nos primeiros dias apresentam um som e brilho maior mas depois, entre o 3º e 4º dia elas começam a perder o timbre e a escurecer também. Duram no total e máximo: 20 dias.

Depois comecei a usar os encordoamentos D'Addario e Santo Angelo, ambos 0.10 e 80/20 (80/20 se aplica a mesma explicação acima, mas, são melhores pois a liga de bronze do revestimento é composta de 80% de cobre 20% de zinco, esse revestimento com zinco a mais traz uma resistência extra à corrosão.).
Esses encordoamentos são melhores pois como disse acima eles tem um revestimento de zinco a mais e traz uma resistência extra a corrosão. Mas infelizmente, também nos primeiros dias, eles trazem um som brilhante e maior, mas entre o 6º e 7º dia (com todos os cuidados especiais) começam a perder o timbre. O Santo Angelo escureceu mais rápido e perdeu o timbre mais rápido também e durou aproximadamente 25 dias pra o som ficar realmente ruim. Já o D'Addario demorou mais para escurecer e perder o timbre, durou quase 30 dias para as cordas perderem bastante o brilho e o som ficar bem ruim.

Hoje em dia uso o encordoamento Elixir Nanoweb 0.10 80/20.
"Essas cordas Elixir® Strings proporcionam um timbre mais brilhante e vivo e soam como cordas de bronze 80/20 tradicionais. " (texto do site elixirstrings.com.br)
Comigo elas duram quase 60 dias (Período indicado para mudança de encordoamento) e demoram muito para perderem o brilho e o timbre sem contar que essas cordas vem com um revestimento a mais (Anti-Rust) para evitar a corrosão. O preço dele é um pouco acima da média mas vale muito a pena.


É isso aí galera, se gostaram do conteúdo deem um like, twítte ou compartilhem . Postem comentários para me ajudar no blog, curta minha página no Facebook e me sigam no Twitter. Vlw

Meu canal: youtube.com/taciocabraloficial
Twitter: twitter.com/tacioCOficial
Facebook: facebook.com/taciocoficial

Compartilhar:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: