Olá pessoal, tudo ok?
No post onde eu comentei sobre o fingerstyle, eu falei sobre algumas práticas que ajudará na performance dos dedos para tocar. Algumas delas foram: Legato, Staccato e Tapping. E com relação a esses assuntos decidi fazer um post falando um pouco sobre a teoria de cada um para poder ajudar.
O primeiro é o Legato.
O Legato é uma maneira de tocar uma frase musical (ou notas sucessivamente) sem que haja interrupção do som entre elas. Na partitura, o Legato é uma linha curvada que se coloca acima ou abaixo de várias notas no trecho musical a ser executado.
O legato não é uma técnica, mas um conjunto de maneiras de tocar as notas, de acordo com o instrumento. No violão, no caso de as notas estarem na mesma corda, o legato é feito exclusivamente com a mão esquerda, martelando a corda. Pode-se dizer que no legato o tapping está presente e vice-versa.
Com relação ao Staccato, este se opõe ao Legato, pois o Staccato é um tipo de fraseio no qual as notas da frase musical devem ser tocadas com suspensões entre elas ficando com uma corta duração. Na partitura o que aponta a fazer um staccato são os pontinhos pretos na notação musical.
E por último o Tapping. O Tapping é uma variação do legato que utiliza a mão direita sobre as notas na escala do instrumento, ligando-as, obtendo um efeito de grande velocidade. A indicação de que uma nota deve ser tocada como tap consiste apenas em acrescentar a letra t à nota correspondente. Geralmente são efetuadas na parte mais interna do braço do instrumento. Logo abaixo eu deixei quatro exercícios de tapping em tablatura. Pra quem não sabe ler tablatura eu deixei uma explicação rapidinha embaixo, mas, o meu próximo post será sobre como ler tablatura. (Devia ter feito antes rsrs)
Exercícios (por Felipe Dias) >Clique nas imagens<
1° Exercício
2° Exercício - Quatro notas por corda
3° Exercício - Deslocamento horizontal em Ré Maior
4° Exercício - Sequencia em deslocamento horizontal
Como ler tablatura (Resumo) As linhas da tablatura significam as cordas do violão da 1ª á 6ª e cada número na linha significa a casa que deve toca na respectiva corda.
h - hammer-on: Fazer um hammer-on consiste em martelar com um dedo da mão esquerda uma corda em um traste fazendo soar a nota sem o auxílio da mão direita.
p - pull-off: Fazer um Pull-Off é de certa forma o inverso de um hammer-on e consiste em soltar rapidamente uma corda fazendo com que a mesma soe solta (ou apertada em um traste anterior).
~ - vibrato (pode ser usado v): Fazer o vibrato é o efeito de variação de tom conseguido com a alavanca ou mesmo através de pressão variável do dedo sobre a corda no braço do instrumento (vide músicos de blues).
Então pessoal, é isso. Se gostaram do conteúdo deem um like, twítte ou compartilhem . Também postem comentários para me ajudar no blog, curta minha página no Facebook e me sigam no Twitter.
Abraços
YouTube: youtube.com/taciocabraloficial
Twitter: twitter.com/tacioCOficial
Facebook: facebook.com/taciocoficial
JOIN CONVERSATION
- Blogger Comment
- Facebook Comment
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário