Inversão de acordes
E aí pessoal, tudo ótimo?
Ultimamente eu tenho pedido sugestões de temas a vocês e como sugerido por alguns, nesse post vou falar sobre inversão de acordes.
De início eu quero deixar claro que a imagem não tem nada a ver com o tema. Só não quis deixar a piada passar (fail). Mas vamos ao que interessa.
Todos nós sabemos que uma tríade, tétrade, são formadas pela 1ª, 3ª e 5ª notas da escala relacionada e no caso da tétrade acrescenta a 7ª. E também que o 1º grau é quem dá o nome, digamos assim, ao acorde (o baixo da nota).
A inversão de acordes faz com que o baixo da nota não seja o primeiro grau, mas sim qualquer outra nota que forma o acorde. E aí nós temos a possibilidade de fazer três inversões.
A primeira inversão possível é pôr a terça como o baixo.
Usando o exemplo da nota G, a terça é a nota B. Então a primeira inversão é o acorde G/B;
A segunda inversão possível é pôr a quinta como o baixo do acorde.
No acorde de G, a quinta é D, então para a segunda inversão teremos: G/D;
A terceira inversão possível é pôr a sétima como o baixo. Nesse caso tem um porém. Tocar a sétima maior pode passar a sensação que você está errando a nota. Por isso deve ter um cuidado especial neste caso.
Quando a sétima for menor, não teremos esse problema.
Por exemplo:
Se a inversão for para G7M, onde a 7ª maior é F#:
Se a inversão for para G7, onde a 7ª menor é F:
Mas deixo claro que existe várias outras formações, desenhos de acordes inversos. Apenas coloquei aqui alguns para abrir o entendimento. Não restrinja-se apenas a uma formação de acorde, sempre procure outras shapes diferentes para o mesmo acorde.
Para complementar este post, eu aconselho dar uma olhada em escalas e campo harmônico.
Também participem da promoção que está rolando. É só clicar no link abaixo (irá abrir um pop-up).
Bom pessoal, é isso. Esse foi mais um post, espero que tenham entendido. Se gostaram do conteúdo postem um comentário aí, deem um like, twítte ou compartilhem.
Também curta minha página no Facebook e me sigam no Twitter.
Abraços.
0 comentários:
Postar um comentário