Olá pessoal, tudo ok?
No post anterior eu comentei sobre tablatura e neste post vou ensinar um pouco sobre como ler tablatura. É Muito usada por guitarristas mas também por violonistas e baixistas.
A tablatura não indica diretamente a nota que deve ser tocada como na partitura e sim qual corda e traste deve ser tocado.
O exemplo acima indica as seguintes notas na ordem:
* corda mais grossa deve ser tocada solta (0)
* depois a mesma corda deve ser tocada no primeiro traste (1)
* depois a mesma corda deve ser tocada no segundo traste (2)
* depois a mesma corda deve ser tocada no terceiro traste (3)
Além dos números que apenas indicam qual corda deve ser ferida em qual casa (traste) existem algumas letras e símbolos comumente usadas para notar determinadas técnicas. Essas notações podem variar um pouco de autor para autor mas as mais comuns são:
h - hammer-on
p - pull-off
B - bend para cima ou para baixo
r - soltar o bend
/ - slide para cima (pode ser usado s)
\ - slide para baixo (pode ser usado s)
~ - vibrato (pode ser usado v)
t - tap (ou tapping)
x - tocar a nota abafada (som percussivo)
Hammer-on ou h
Um hammer-on consiste em martelar com um dedo da mão esquerda uma corda em um traste fazendo soar a nota sem o auxílio da mão direita,por isso se chama hammer-on, porque em português "hammer” significa "martelar”.
Pull-Offs ou p
Pull-Offs são de certa forma o inverso de um hammer-on e consistem em soltar rapidamente uma corda fazendo com que a mesma soe solta (ou apertada em um traste anterior).
Hammer-ons e pull-offs costumam ser usados em conjunto como indicado abaixo:
Bends ou b
Um bend consiste em empurrar uma corda para cima aumentando a tensão e consequentemente gerando uma nota mais aguda. Quanto mais empurrada for a corda,maior será o efeito. Um número é usado para indicar o quanto a nota deve ser aumentada.
No exemplo acima a corda (si) deve ser tocada no sétimo traste e empurrada para cima até que soe mais aguda como se estivesse apertada no nono traste (um tom acima). Note que o dedo do musico continuara na sétima casa.
O bend pode também ser indicado entre parênteses como 7b(9).
Slides ou (s ou /)
Um slide consiste em fazer deslizar um dedo da mão esquerda pelo braço enquanto uma corda soa gerando uma variação do tom.
O exemplo acima indica que a corda deve ser tocada na sétima casa e imediatamente o dedo que aperta a corda nesta casa deve deslizar para a nona casa enquanto a nota continua soando (aumentando então um tom). Não necessariamente o início e o fim de um slide precisam ser indicados:
Vários slides podem ser usados seguidos como indicado abaixo. Apenas a primeira nota precisa ser tocada.
Vibrato ou (v ou ~)
O vibrato é o efeito de variação de tom conseguido com a alavanca ou mesmo através de pressão variável do dedo sobre a corda no braço do instrumento (vide músicos de blues).
Uso da Alavanca
As vezes para o som ficar mudado em certas quantidades de tom se usa a alavanca.
O uso da alavanca é representado na tablatura como (^).
Obs.: Não é sempre que o "^" é alavanca. Às vezes ele pode ser usado como bend.
Tap ou (T ou t ou tapping)Tap ou tapping consiste em fazer soar notas tocadas com a mão direita apertando as cordas nos trastes. É técnica geralmente usada por guitarristas rápidos como Eddie Van Hallen entre outros. A indicação de que uma nota deve ser tocada como tap consiste apenas em acrescentar a letra t à nota correspondente. Geralmente são efetuadas na parte mais interna do braço do instrumento.
por CifraClub
Então pessoal, é isso. Qualquer dúvida pode deixar um comentário aqui em baixo que eu respondo. Se gostaram do conteúdo deem um like, twítte ou compartilhem . Também postem comentários para me ajudar no blog, curta minha página no Facebook e me sigam no Twitter.
Abraços
YouTube: youtube.com/taciocabraloficial
Twitter: twitter.com/tacioCOficial
Facebook: facebook.com/taciocoficial
1 comentários:
[…] 1 - “Tácio, como faço pra ganhar velocidade nos solos e melhorar o fraseado?” (Felipe Andrade) Para ganhar velocidade existe algumas dicas muito conhecidas. A mais famosa de todas é a 1,2,3,4 (Cromática) com o uso metrônomo num tempo lento e depois avançando a velocidade, você acha essa e outras dicas no YouTube facilmente. O que acontece é que você realmente ganha velocidade, mas, não melhora no fraseado ou no improviso. Para melhorar no fraseado a melhor maneira é estudar as escalas (maior, menor, pentatônica – modos gregos etc.). Uma boa dica é estudar as técnicas de tablatura também. Segue o link em que eu falo sobre como ler tablaturas: Clique aqui […]
Postar um comentário