Tácio Cabral

Campo Harmônico

E aí pessoal, tudo bem?

Após tanto tempo sem nenhuma postagem (peço desculpas), eu voltei com um assunto muito importante para os violonistas e guitarristas.
Esse assunto está relacionado aquela pequena dúvida: "Nossa, como esse cara consegue tirar essa música só de ouvido?"
As vezes pode até ser só de ouvido, mas, com certeza alguns desses tem em mente os Campos Harmônicos.
Campo Harmônico é o conjunto de acordes formado a partir das notas de uma determinada escala. Esses acordes são extraídos de uma das quatro escalas estruturais: a maior, a menor, a menor harmônica e a menor melódica.
Ao estabelecermos um Campo Harmônico, estamos definindo também uma tonalidade. Por isso, quando dizemos que uma canção está em certa Tonalidade ou Tom, é o mesmo que identificar o Campo Harmônico sobre o qual a música está estruturada.

Então para ser bem prático e básico, eu separei umas dicas e escolhi as escalas de C e F maior e de C e F menor para ajudar a encontrar o campo harmônico de cada nota. Lembrando que não é necessário decorar o Campo Harmônico de cada tonalidade. O ideal é compreender como os acordes se formam a partir de uma escala para aplicar esta lógica em qualquer Tom.

Então para começar aqui está a escala de C maior:
C      D       E       F      G     A       B       C
I        II        III      IV     V    VI     VII      I

O acorde maior (tríade) da nota C é formado pela 1ª, 3ª e 5ª notas da sua escala maior que são as notas C - E - G.
Então o que faremos é usar essas três notas usando também a mesma escala de Dó para formar as outras notas e assim obter o campo harmônico de Dó. Observe a imagem abaixo para entender melhor.
Veja que a partir da tríade de Dó seguimos as notas da escala achamos as outras tríades (os acordes) do campo harmônico de Dó Maior. Lembrando: essas notas após as notas da tríade de C  (C - E - G), são uma continuação da escala de Dó.

Vejamos outro exemplo para entendermos melhor. Agora usando a escala de Fá Maior. Observe a imagem:
Usamos as notas da tríade de Fá Maior e a partir dessas notas (F - A - C) fazemos a continuação da escala e achamos as notas correspondentes aos acordes do campo harmônico de Fá Maior.
Observe que há uma ordem de acordes nos campos harmônicos em que o primeiro, quarto e quinto acordes são maiores, o segundo, terceiro e sexto são menores e o último é diminuto.
Sendo assim, tiramos o "desenho" dos campos harmônicos maiores, observe abaixo.
Para os menores usamos a mesma ideia, mas claro que a escala menor é diferente da maior, sendo assim, o "desenho" do campo harmônico menor também muda.
O problema do campo harmônico menor é porque ele é formado por três escalas básicas diferente do campo harmônico maior que é só uma.
Então, para entender melhor, colocarei as três fórmulas dos campos harmônicos.(Como sabemos, a escala menor é desprovida de dominante).
(As sétimas estão indicando se os acordes tem sétima maior ou sétima menor)
Vamos ver um exemplo na tonalidade de Lá:

Escala de Lá menor natural: A – B – C – D – E – F – G
Escala de Lá menor harmônica: A – B – C – D – E – F – G#
Escala de Lá menor melódica: A – B – C – D – E – F# – G#

Agora vamos ver os campos harmônicos de cada uma das escalas citadas acima:

Lá menor natural (relativa de C): Am – Bm(b5) – C – Dm – Em – F – G
Lá menor harmônica: Am - Bm(5b) - C(5#) - Dm - E - F - G#m(5b)
Lá menor melódica: Am - Bm - C(5#) - D - E - F# - G#m(5b)

Então pessoal, é isso. Qualquer dúvida pode deixar um comentário aqui em baixo que eu respondo rapidinho.
Se gostaram do conteúdo deem um like, twítte ou compartilhem . Também postem comentários para me ajudar no blog, curta minha página no Facebook e me sigam no Twitter.
Abraços
Meu canal: youtube.com/taciocabraloficial
Twitter: twitter.com/tacioCOficial
Facebook: facebook.com/taciocoficial

Compartilhar:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Cabral responde #01 – Tácio Cabral disse...

[…] 4 – “Tácio, como faço pra tirar músicas de ouvido?” (Jhon Marcos) Primeiro: existe dois tipos de ouvido absoluto e ouvido relativo. – Ouvido absoluto: Nem todos tem. Deu um acorde em qualquer instrumento ou em qualquer lugar, você diz na hora qual é. – Ouvido relativo: Todos podem ter. Você sabe as notas que serão usadas na música sabendo o tom ou um acorde. Você pode ter sabendo os campos harmônicos. Tendo você o absoluto ou não, você tem que saber os campos harmônicos, pois sabendo sobre eles você consegue tirar as músicas. Segue o link de um post em que eu falo sobre os campos harmônicos: Clique aqui […]