Cabral responde #01
E aí pessoal, tudo bem?
Depois de alguns dias (meses para ser mais exato), voltei com uma novidade. A partir de agora irei fazer alguns posts com perguntas e respostas de seguidores do blog.
Para participar do próximo "Cabral responde" é só postar um comentário com #cabralresponde e sua pergunta. Pode ser aqui no blog, no twitter ou no facebook, na página oficial.
Bom, vamos começar.
Separei 5 perguntas de alguns seguidores e irei respondê-las o mais simples e prático possível.
1 - "Tácio, como faço pra ganhar velocidade nos solos e melhorar o fraseado?" (Felipe Andrade)
Para ganhar velocidade existe algumas dicas muito conhecidas. A mais famosa de todas é a 1,2,3,4 (Cromática) com o uso metrônomo num tempo lento e depois avançando a velocidade, você acha essa e outras dicas no YouTube facilmente. O que acontece é que você realmente ganha velocidade, mas, não melhora no fraseado ou no improviso. Para melhorar no fraseado a melhor maneira é estudar as escalas (maior, menor, pentatônica - modos gregos etc.). Uma boa dica é estudar as técnicas de tablatura também.
Segue o link em que eu falo sobre como ler tablaturas: Clique aqui
2 - "Estou iniciando, qual violão eu compro? Eu vi um violão de aço numa loja bem baratinho e o vendedor me disse que tanto faz aço ou nylon para aprender." (Fê Lima)
Bom...Sem comentários para o vendedor.
Mas é o seguinte. Eu sempre aconselhei aos que me perguntaram isso que comprasse violão com cordas de nylon porquê o aço pode incomodar, doer os dedos. Certo que o nylon também vai deixar os dedos doendo mas é bem mais confortável que o aço. Depois que você aprender o básico você decide se continua no violão de nylon ou muda para o de aço. (opinião pessoal)
3 - "Tácio, posso usar cordas de aço num violão que veio com cordas de nylon de fábrica?" (Lucas tt)É óbvio: NÃO!
Cada violão tem sua estrutura apropriada para cada tipo de corda.
Colocar cordas de aço em um violão de nylon...esquece!
4 - "Tácio, como faço pra tirar músicas de ouvido?" (Jhon Marcos)
Primeiro: existe dois tipos de ouvido: o absoluto e o relativo.
- Ouvido absoluto: Nem todos tem. Deu um acorde em qualquer instrumento ou em qualquer lugar, você diz na hora qual é a nota.
- Ouvido relativo: Todos podem ter. Você sabe as notas que serão usadas na música sabendo o tom ou um acorde. Você pode ter sabendo os campos harmônicos.
Tendo você o absoluto ou não, você tem que saber os campos harmônicos, pois sabendo sobre eles você consegue tirar as músicas.
Segue o link de um post em que eu falo sobre os campos harmônicos: Clique aqui
5 - "Tácio faz um vídeo de alguma música no estilo fingerstyle" (Madu Matt e ∞)-Infinitas mensagens com o mesmo pedido - Eu irei fazer (quando...eis a questão).
Na verdade estou planejando a compra de uma câmera melhor e de um microfone. Quando eu comprar eu gravo sem demora. Mas isso só no próximo ano. Beleza?!
Então pessoal, é isso. Esse foi mais um post e agora concretizando a volta do funcionamento do blog. Se gostaram do conteúdo deem um like, twítte ou compartilhem . Também postem comentários para me ajudar no blog, curta minha página no Facebook e me sigam no Twitter.
Abraços
Meu canal: youtube.com/taciocabraloficial
Twitter: twitter.com/tacioCOficial
Facebook: facebook.com/taciocoficial
0 comentários:
Postar um comentário